A Afac faz campanha para divulgar o sistema braille

Hoje é o Dia Nacional do Sistema Braille. A AFAC considera fundamental a divulgação e a ampliação do uso dessa linguagem, que serve para fortalecer o debate acerca dos direitos da pessoa com deficiência visual e promover sua inserção social. Também serve para difundir orientações sobre a prevenção da cegueira e acessibilidade material à informação e à comunicação, pela aplicação de novas tecnologias; incentivar a produção de textos em Braille; e promover a capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação e reabilitação do cego, bem como na editoração de textos.

Neste dia, é importante ainda promover uma discussão e fazer uma reflexão sobre as ações políticas em torno do tema. Assim, será possível apontar novos rumos para que a sociedade e os governos criem mecanismos para favorecer o desenvolvimento intelectual, profissional e social dos deficientes visuais no Brasil, tendo como foco a educação, a empregabilidade e a inclusão.

A data é celebrada no dia 08 de abril para homenagear José Álvares de Azevedo, nascido em 1834, e responsável pela introdução do sistema no Brasil. O Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita para cegos, inventado na França, por Louis Braille, em 1825, que era deficiente visual. Trata-se de um marco na conquista da educação e da integração dos cegos.

COMPLEMENTO: O professor José Alvares de Azevedo o primeiro professor cego brasileiro que estudou o método Braille em Paris, passou a ensiná-lo e difundi-lo no Brasil. Foi por meio de seu importante trabalho no qual divulgava as possibilidades de educação voltada para os cegos, que conseguiu sensibilizar o imperador D. Pedro II, que em 17 de setembro de 1854, fundou o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, esta foi a primeira escola a receber pessoas com deficiência visual na América Latina.

Por conta disso, comemora-se extraoficialmente no Brasil, para marcar a data da inauguração do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 17 de setembro de 1854, que havia sido criado 5 dias antes, pelo Decreto Imperial Nº 1.428 de 12 de setembro de 1854, o Dia do Cego.

8 08UTC abril 08UTC 2019

0Respostas em A Afac faz campanha para divulgar o sistema braille"

Deixe sua mensagem

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ - CEP: 24.120-135 I Telefone: (21) 2717-2822 (21) 2722-4898 (21) 99821-8622 (21) 3617-2851