Afac dará curso de beleza para mulheres com deficiência visual

Verdade seja dita: a maquiagem feminina requer um tipo de arte que não é lá muito simples de ser executada. Quando a mulher tem deficiência visual então... Foi justamente pensando em dar um make-up na autoestima delas que a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) criou o projeto “Sinta A Beleza Afac”. O ponto alto será um curso de automaquiagem, inédito em Niterói, que será realizado na instituição, no próximo dia 14, para um grupo de 30 pacientes cegas ou com baixa visão.  

– O projeto foi elaborado pela equipe de Orientação e Mobilidade da associação, e está dentro das ações de inclusão que Afac vem promovendo, como visitas a espaços culturais e idas a cinemas e teatros. A ideia agora é valorizar a autoestima. Fizemos uma consulta interna entre as pacientes e algumas acabaram se interessando – explica Joana Merat, responsável técnica da AFAC, que espera ampliar a iniciativa caso consiga parcerias.

O curso se tornou possível porque a maquiadora Priscila Sarzedas topou a empreitada. Para isso, ela passou por uma espécie de capacitação dentro da própria Afac para poder aplica-lo. Priscila terá o apoio da equipe de terapeutas ocupacionais para ensinar os métodos da auto maquiagem, que inclui, entre alguns pontos, a limpeza, a tonificação e a hidratação de pele e a aplicação de base. Ela acredita que a experiência será incrível.

– Há algum tempo faço trabalho voluntário no Inca, mas com certeza essa atividade na Afac é inédita para mim. É algo de superação e de grande alegria. Tivemos que fazer testes, por exemplo, em espaços completamente escuros. Será sim um grande desafio – conta a maquiadora. 

Uma das participantes do curso, Luzia Ramos, de 38 anos, que tem baixa visão, está ansiosa para participar da atividade. Ela diz que até consegue fazer uma pequena pintura no rosto, mas ter uma técnica mais apurada vai ajudar e muito no seu dia a dia. Luzia, que trabalha vendendo produtos de beleza, conta que as mulheres com deficiência também têm suas vaidades, e elogia a iniciativa da associação por promover o curso.

– É fato que gostamos de nos sentir bonitas, e um projeto desses ajuda sim a valorizar a autoestima. Praticamente toda minha família trabalha com beleza e vive postando imagens nas redes sociais. Agora também poderei fazer o mesmo – brinca.

11 11UTC dezembro 11UTC 2018

0Respostas em Afac dará curso de beleza para mulheres com deficiência visual"

Deixe sua mensagem

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ - CEP: 24.120-135 I Telefone: (21) 2717-2822 (21) 2722-4898 (21) 99821-8622 (21) 3617-2851