logo
Email da Afac
Clube de Leitura Louis Braille
Alfabetização e ensino do Braille
Normal Aumentar Aumentar mais Tamanho Grande

Alfabetização e ensino do Braille

Faixa Etária - de jovens em diante.

Objetivo - conhecer a leitura e escrita Braille capacitando o deficiente visual na área da leitura e escrita.

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, que ficara cego na juventude.

O ano de 1825 é reconhecido como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade. Seu ensino na instituição tem como objetivo de incluir a pessoa com deficiência visual no campo da leitura e escrita.

Laboratório de Informática (DosVox)

Objetivo - Tem como objetivo o ensino básico para pessoas e crianças com deficiência visual dos programas DOS VOX e Virtual Vision para maior integração, inclusão e independência na sociedade.

Oficina de Produção de Doces e Salgados

Faixa Etária - jovens e idosos.

Objetivo - capacitar os deficientes visuais para produção de material a ser comercializado dentro e fora da Instituição com o objetivo de complementação de renda familiar e estimulação de suas possibilidades.

Audioteca Elora Andrade

Foi inaugurada em agosto de 2005 através de uma parceria com a Audioteca Sal e Luz e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Niterói. Atualmente possui livros gravados em CDs, fitas cassetes, em tinta e em braille, além de um pequeno acervo para crianças. São seus objetivos:

1) Organizar, catalogar, divulgar e preservar o acervo existente no setor da audioteca: os livros em Braille, os livros gravados em fitas cassetes, os livros em tinta e outros materiais especializados existentes;

2) Promover com os usuários da AFAC o incentivo à leitura e cultura com projetos que incentivem o uso dos livros, de todo material especializado existente e da própria audioteca;

3) Solicitar ledores para gravação e leitura de livros, demandados pelos usuários;

4) Promover a AFAC, a Audioteca e todo trabalho realizado nas escolas públicas e municipais, universidades e outras instituições, realizando vivências e demonstração de todo material por eles utilizados, proporcionando a integração social de diferentes setores da sociedade, além de prevenir situações preconceituosas;

5) Dar suporte na área educacional, com a leitura e gravação feita pelos ledores de todo material didático utilizado por estudantes deficientes visuais.

Clube de Leitura Louis Braille

Oferece cursos de capacitação e formação para Profissionais, Pessoas Portadoras de Deficiências e comunidade.

Voluntários

A AFAC atualmente possui um cadastro com pessoas voluntárias para leitura e gravações na Audioteca Elora Andrade. Para ser um voluntário procure a AFAC e saiba mais.

Ajude a AFAC

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ
CEP: 24.120-135 / Telefone: (21) 2717-2822
AFAC -Copyright 2008