Deficientes visuais terão aulas de canoa havaiana em Niterói

A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) e a Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura de Niterói uniram forças para colocar em prática uma atividade pouco usual entre os deficientes visuais: a canoa havaiana. A ideia foi apresentada pelo instrutor Douglas Moura e abraçada pelos dois órgãos. As aulas começam em agosto na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói.

Por ser um esporte coletivo, a canoa havaiana precisa ter sincronia nas remadas, e a solução de Moura para chamar a atenção dos participantes foi utilizar o som para dar orientação. “Nas aulas, os alunos se guiarão pelo som, e eu vou usar um tambor ou palmas para puxar a remada. Assim, eles saberão o que fazer de acordo com o ritmo do comando”, explica.

Antes de colocar o projeto em prática, no entanto, houve uma atividade experimental há cerca de um mês para avaliar como seriam ministradas as aulas e as dificuldades que seriam encontradas. Participaram do teste 12 pessoas com visão parcial ou nula e duas com deficiência auditiva, que, apesar de não serem o foco da turma, também são convidadas a treinar. No caso de surdos, a orientação será visual, embasada nas ações dos colegas.

O participante não é obrigado a saber nada. O instrutor garante que quem não tem essa habilidade pode remar. Por segurança todos os alunos precisarão, obrigatoriamente, entrar na canoa com coletesalva-vidas e, antes de cada prática, as condições do mar serão avaliadas.

A turma será acompanhada pela terapeuta ocupacional da AFAC, Patrícia Ferreira. Ela explica que os benefícios de fazer esse exercício são inúmeros: “É uma prática que trabalha psicomotricidade, habilidades de orientação espacial e postura, além da socialização”.

As aulas acontecerão no Icarahy Canoa Clube, na Praia de Icaraí, em frente à Rua Belisário Augusto. Interessados devem se inscrever na Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura (Praça Fonseca Ramos s/nº, 5º andar, Centro) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

FOTOS: JORNAL O GLOBO

31 31UTC julho 31UTC 2018

0Respostas em Deficientes visuais terão aulas de canoa havaiana em Niterói"

Deixe sua mensagem

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ - CEP: 24.120-135 I Telefone: (21) 2717-2822 (21) 2722-4898 (21) 99821-8622 (21) 3617-2851