Hospital psiquiátrico faz acordo de intercâmbio com Afac

Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) e o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba acabam de fechar um acordo de intercâmbio de treinamento para médicos residentes. O documento tem validade de cinco anos. A unidade municipal de Niterói, referência na área da saúde mental, encaminhará dois estudantes a cada seis meses para participar de atividades supervisionadas na AFAC.

O objetivo é estabelecer um regime de cooperação técnica e científica entre as duas instituições, visando à realização de estágios de complementação para estudantes do terceiro ano de residência em psiquiatria. A carga horária é de quatro horas semanais e a supervisão técnica é da associação, levando em conta o exercício das atividades a serem desenvolvidas.

“O trabalho deles aqui é o de acompanhar os atendimentos. Eles têm a possibilidade de clinicar, mas desde que autorizado pelos familiares, e com nossa supervisão. Temos um processo de reabilitação aqui que são desconhecidos por eles, e que é importante para a formação”, explica a psiquiatra da Afac, Paula Magarinos, responsável técnica da residência.

A médica explica ainda que os residentes, por conhecerem a parte teórica, acabam dividindo conhecimento com a equipe de profissionais da instituição. Estimulando, inclusive, que os médicos também pesquisem frente aos questionamentos dos estudantes. Integrantes do programa, Kennya Calixto e Clarissa Oros dizem trata-se de uma oportunidade ímpar.

“O estágio em psiquiatria infantil na AFAC tem sido muito enriquecedor, enquanto oportunidade de observar e participar da aplicação da teoria na prática junto de profissionais tão generosos”, diz Kennya. Clarissa completa: “Para se tornar um bom especialista é necessário o conhecimento teórico e o exercício da pratica clínica. Aqui nós temos isso”.

A coordenadora de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Karina Bermudez, também elogiou a parceria. “Um intercâmbio de cooperação técnica e científica sempre é muito bem-vindo. Ele permite aos residentes uma formação em diferentes campos de atuação. No caso deste acordo que foi estabelecido com a Associação Fluminense, ele abrange a criança com deficiência”, pontua.

 

 

 

14 14UTC agosto 14UTC 2018

0Respostas em Hospital psiquiátrico faz acordo de intercâmbio com Afac"

Deixe sua mensagem

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ - CEP: 24.120-135 I Telefone: (21) 2717-2822 (21) 2722-4898 (21) 99821-8622 (21) 3617-2851