1- Quais os atendimentos que a AFAC realiza?

A AFAC é um centro especializado em reabilitação que presta serviços no campo da deficiência visual e intelectual, com atendimento multidisciplinar e equipe especializada. Para isso, o paciente deve agendar sua consulta na recepção da instituição com os seguintes documentos em mãos:

- guia de referência autorizada pela central de regulação do seu município;

- cópia do cartão nacional de saúde (SUS);

- cópia do comprovante de residência;

- cópia do RG;

- cópia da certidão de nascimento;

Após esse procedimento e respeitando as vagas disponíveis, o paciente será encaminhado pelo profissional de reabilitação para o atendimento.

 

2- A Instituição fornece óculos gratuitamente?

Sim, mas somente pelo SUS. O fornecimento de óculos acontece quando a unidade ou Secretaria de Saúde cadastra o paciente no Sistema Estadual de Regulação. Para obtê-los, o mesmo deverá estar com a prescrição do material. Vale lembrar que não é possível fornecer óculos multifocais. As marcações para a ótica pode ser feitas pelo email recursosopticos@afac.org.br ou pelos telefones: 2717-2822/ 2722-4898.

• A AFAC também realiza consultas particulares oftalmológicas a preços populares. Informações pelos mesmos telefones indicados acima.

 

3- A AFAC realiza cirurgia?

A instituição não realiza qualquer procedimento cirúrgico. Caso haja prescrição do mesmo, o paciente é encaminhado para sua unidade de saúde de referência para que as medidas para agendamento/marcação sejam tomadas.

 

4- Como se cadastrar no Sistema Estadual de Regulação (SER)?

É necessário que o paciente procure o posto ou a unidade de saúde de sua referência e, após a identificação da demanda, o próprio posto irá cadastrá-lo. A AFAC é referência para aqueles que apresentam problemas de deficiência visual (cegos ou com baixa visão) e necessitam de acompanhamento.

 

5- Quem é responsável por dar baixa no Portal SER para o paciente?

As baixas no sistema acontecem por duas razões: para o paciente que já recebeu alta da instituição ou para aqueles que vão realizar exames ou qualquer procedimento fora da AFAC. A baixa deverá ser solicitada por e-mail (servicosocial@afac.org.br) ou pelos telefones 2717-2822 / 2722-4898.

 

6- Como agendar uma consulta para quem tem problemas de visão subnormal?

O primeiro passo é estar cadastrado no Sistema Estadual de Regulação para visão subnormal. O agendamento deve ser realizado através do e-mail servicosocial@afac.org.br. É necessária estar ter a guia de referência do médico oftalmologista que encaminhou para o serviço especializado. As marcações para a dispensação dos recursos ópticos, incluindo prótese e lente escleral, também serão feitas por esse mesmo e-mail.

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ - CEP: 24.120-135 I Telefone: (21) 2717-2822 (21) 2722-4898 (21) 99821-8622 (21) 3617-2851