Ainda sob efeito da pandemia, colóquio dos centros especializados será on-line

Estão abertas as inscrições para o VI Colóquio dos Centros Especializados de Reabilitação de Niterói que congrega a  Pestalozzi, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac). O encontro, que acontece por meio virtual nas redes sociais das entidades, será realizado no dia 5 de novembro, às 19 horas. Para se inscrever basta acessar o site https://www.coloquiocerniteroi.com/inscricao .

“Anualmente organizamos esse encontro para debater os avanços e necessidades da rede de reabilitação do município. Por conta da pandemia, iremos realizar ele pela primeira vez de modo virtual e aberto a profissionais, estudantes e o público em geral interessado em saber como as instituições especializadas na reabilitação de pessoas com deficiência estão atuando nesse momento único em que o mundo atravessa”, explica o professor José Raymundo Martins Romeo, presidente da Pestalozzi de Niterói.

Também esse ano, as três entidades que são certificadas pelo Ministério da Saúde como centros especializados, resolveram convidar a Apae  local para participar do encontro. “Niterói é uma cidade privilegiada e talvez a única do país a ter três instituições de diferentes modalidades de atendimento integradas à rede CER do Ministério da Saúde. Daí a importância desse colóquio que realizamos desde 2013, quando ocorreu o credenciamento”, explica Telmo Hoelz, superintendente da AFR.

Coordenadora de Reabilitação da Afac, Joana Merat afirma que é preciso discutir e repensar novas práticas de atendimento nesse momento e em um futuro próximo, pós pandemia. “O cenário atual que atravessamos nos convoca a discutirmos e repensarmos novas práticas de atuação para o processo de reabilitação de nossos pacientes, sendo o espaço do colóquio uma ótima oportunidade para a rede de cuidados da pessoa com deficiência trocar e refletir sobre tais temas propostos”.

Dividida em duas mesas redondas, o Colóquio discutirá o novo modelo de assistência que está surgindo a partir da pandemia e foram convidadas para debater o tema as coordenadoras Claudia Escórcia Gurgel do Amaral Pitanga da AFR e Joana Merat, da Afac, com mediação de Valéria de Fátima Soares Marques Coelho da Apae. 

Em seguida, o debate será sobre os novos modelos de gestão na área de reabilitação no atual momento e será coordenado por Marcello Pacheco da Pestalozzi, tendo como debatedores Telmo Hoelz da AFR e um convidado do Ministério da Saúde.

A abertura e encerramento do encontro ficarão a cargo do terapeuta ocupacional, Omar Luiz Rocha da Silva, representante da Fundação Municipal de Saúde de Niterói.

27 27UTC outubro 27UTC 2020

0Respostas em Ainda sob efeito da pandemia, colóquio dos centros especializados será on-line"

Deixe sua mensagem

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ - CEP: 24.120-135 I Telefone: (21) 2717-2822 (21) 2722-4898 (21) 99821-8622 (21) 3617-2851