logo
Email da Afac
afac
afac
Normal Aumentar Aumentar mais Tamanho Grande

Uma vez afinado com as políticas atuais, a AFAC passou a contar com a parceria de ONG's nacionais e internacionais, como a Organização Nacional de Cegos de Espanha, Organização Nacional de Cegos do Brasil, entre outras.

Também desenvolvemos trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social através do convênio da Rede SAC/MP. Ele subsidia os atendimentos de bebês e crianças portadoras de deficiência atendidos pelo Centro de Estimulação Precoce Violeta Campofiorito, que funciona na AFAC desde 1995.

Outra parceria da entidade é com a Companhia AMPLA, cuja finalidade é a impressão de contas de luz em Braille(confeccionadas pelo serviço de impressão da AFAC). Hoje a AFAC possui os seguintes serviços:

- Centro de Estimulação Precoce Violeta Campofiorito (atende crianças de 0 a 7 anos),
- Oficina de Produção e Preparação laboral José Roberto Gonçalves da Fonte
- Orientação e mobilidade - Serviço de Terapia Ocupacional; Fisioterapia e Serviço Social. - Apoio a escolaridade
- Alfabetização e aperfeiçoamento no sistema Braille
- Serviço de ledores
- Audioteca (Biblioteca especial) Elora Andrade com títulos gravados em K7 e livros em Braille
- Curso de informática adaptado para deficientes visuais, com preparação para os programas Dosvox e Virtual vision.
- Serviço de impressão em Braille.

Todos esses serviços são realizados por uma equipe multidisciplinar constituída de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente Social, pedagogo e professor especializado, todos devidamente contratados nos termos da CLT.

No fim de 2004, tivemos a grata satisfação de ver nosso trabalho reconhecido, quando conseguimos aprovação do projeto de ampliação de nossa Biblioteca especial em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e a formalização do convênio de prestação de serviço pelo Sistema Único de Saúde em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.

Diante do estado precário da casa sede da AFAC na rua Santa Rosa 82, condenada a qualquer espécie de atividade e colocando em risco a integridade física dos deficientes visuais e seus funcionários, bem como as limitações arquitetônicas do imóvel que inviabilizavam a conclusão de convênios como o convênio com o SUS e a ampliação dos principais projetos projetos, em abril de 2005, foi realizada a mudança da sede da AFAC com a aquisição de um novo prédio que não só atendia as necessidades da associação, como se encontrava em ótimo estado de uso, situado na rua Padre Leandro, nº 18, Ponto Cem Reis de Santana, Fonseca, Niterói.

A nova sede foi inaugurada em 26 agosto de 2005, iniciando uma nova fase da nossa Instituição, que iniciou suas atividades há 74 anos, em um galpão precário no bairro de Boa Viagem. Foi um grande avanço a ida da AFAC para o bairro de Santa Rosa, mas esta nova mudança coloca a AFAC em condições de se colocar ao lado das maiores Instituições Nacionais voltadas para o deficiente visual.

Ajude a AFAC

 

AFAC - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói - RJ CEP: 24.120-135 / Telefone: (21) 2717-2822
AFAC -Copyright 2008