Ampliando os serviços para melhor incluir
Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada em dezembro de 2013 no Diário Oficial da União, transformou a AFAC em Centro Especializado de Reabilitação (CER). Na prática, além de atender aos deficientes visuais, a associação também foi habilitada a oferecer atendimento a deficientes intelectuais, que são pessoas que apresentam dificuldades para aprender, entender e a realizar atividades cotidianas.
Com isso, a AFAC tornou-se um CER II, pois passou a incluir no seu atendimento dois tipos de deficiências. O serviço começou a funcionar em 2014. Como o deficiente intelectual apresenta alterações no processo de desenvolvimento, no comportamento e na comunicação, foi necessário aumentar o corpo médico. Foram contratados um psiquiatra, mais um psicólogo, um fisioterapeuta e três fonoaudiólogos. Também foi ampliada a carga horária da equipe já existente.
Os atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente deve solicitar encaminhamento médico na unidade básica de saúde mais próxima. Dessa forma, seu nome passa a ser inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER) para o serviço necessário.
Deficiência visual
Definição
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera deficiente visual a pessoa que é privada, em parte (segundo critérios pré-estabelecidos) ou totalmente da capacidade de ver.
Baixa visão (ou visão subnormal) é o comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos, mesmo após correção de erros de refração comuns com o uso de óculos ou lentes de contato mas que utiliza ou é potencialmente capaz de utilizar a visão para planejamento e execução de uma tarefa.
Deficiência visual
Cegueira – acuidade visual é igual ou menor que 0,05 (20/400) no melhor olho, com a melhor correção óptica.
Baixa visão – Acuidade visual entre 0,3 (20/60) e 0,05 (20/400) no melhor olho com a melhor correção óptica.
Os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°.
Ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Dados Estatísticos
Segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde, cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual. Mais de 90% encontram-se nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, a população com deficiência visual é composta por cerca de 5% de crianças, enquanto os idosos são 75% desse contingente.
No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Deficiência Intelectual
A deficiência intelectual (DI), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) se caracteriza por uma redução significativa da habilidade em entender informações novas ou complexas e de desenvolver novas habilidades (comprometimento da inteligência). Isso em uma capacidade reduzida de viver de forma independente (funcionamento social comprometido) e inicia-se antes da idade adulta, com efeito prolongado no desenvolvimento.
Segundo os últimos dados do IBGE 2010, cerca de 2,6 milhões de brasileiros apresentam deficiências intelectuais/ mentais.
Conheça aqui os nossos serviços: