FullSizeRender

A terceira edição do Projeto "Niterói Down Click na Beleza" contará com a participação da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac). O evento, que será realizado no Campo São Bento, no dia 26/03, das 9h às 12h30m, acontece dentro das comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03). A instituição terá uma tenda para receber o público com material informativo e atividades lúdicas para crianças, com distribuições de balões e espaço para desenhar.

O projeto é uma iniciativa do movimento social “Niterói Mais Humana”, coordenado pela primeira-dama Fernanda Sixel, em parceria com a Prefeitura de Niterói, APAE, AFAC, Pestalozzi e AFR. O objetivo é promover ações que aumentem a autoestima da pessoa com Down, promover debates sobre a inclusão da pessoa com deficiência, informar aos responsáveis, professores e outros, sobre os tratamentos e estímulos necessários e formar uma grande rede de apoio sobre essa temática.

Hoje, exemplos bem-sucedidos de pessoas com Dow que se superaram socialmente são apresentados em diferentes áreas de atuação, como por exemplo a artística e a esportiva.  Porém, ainda é necessário refletir e avançar para se quebrar preconceitos e criar mecanismos de inclusão. Por isso mesmo o evento contará ainda rodas de conversas, apresentação musical do Grupo Lekolé e um Show de Talentos com pessoas com Down.

“A pessoa com Síndrome de Down pode perfeitamente ser incluída em atividades cotidianas, no mercado de trabalho, na escola e no mundo dos esportes. Já foi comprovado que com estímulo é possível que o paciente com Down tenha plenas condições de desenvolver suas potencialidades. É importante que a Afac possa estar participando de uma atividade como essa”, diz a assistente social Joana Merat, coordenadora técnica da Afac.

 

Open chat
Precisa de ajuda?