protesesUma campanha de distribuição de próteses oculares para pacientes que necessitam desse benefício será o cartão de visitas do curso de capacitação que a UFRJ e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) darão para terapeutas ocupacionais, a partir do dia 07 de março, na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), em Niterói.

A campanha, coordenada pela Afac, é uma das etapas dessa atividade que será oferecida pelas universidades. Os interessados em receber a prótese, por sua vez, passarão por uma de triagem que será realizada nos dias 02 e 03 de março, na sede da associação, em Niterói. Para participar, é necessário apresentar CPF, identidade e comprovante de residência.

Dividido em três módulos, o curso faz parte do programa de extensão da UFRJ e do IFRJ. As aulas abordarão temas como prótese, integração sensorial e orientação e mobilidade. O objetivo é dar suporte para que os terapeutas se habilitem no campo da reabilitação visual e intelectual, já que hoje há uma carência de profissionais para atender esse segmento.

“Essa campanha é uma oportunidade única de fornecer próteses oculares a um número expressivo de usuários e de realizar ainda a capacitação de profissionais para trabalhar no atendimento a esse público”, explicou Fátima Maia, professora de terapia ocupacional da UFRJ e integrante da comissão organizadora do curso de extensão.

Para a assistente social Joana Merat, responsável técnica pelo CER II da Afac, o curso é relevante não só por conjugar os interesses dos profissionais e das universidades, mas também da própria população. “As pessoas serão beneficiadas diretamente”, lembra. A Afac fica na Rua Padre Leandro 18, Fonseca, Niterói. Telefones: 2717-2822 / 2722-4898.

 

Open chat
Precisa de ajuda?