A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), através da Equipe da Terapia Ocupacional - Programa de Orientação e Mobilidade, participará, no próximo dia 14/09, do evento do Dia Mundial da Retina – promovido sempre no último sábado de setembro – no Instituto Benjamin Constant. A instituição oferecerá uma Oficina de Vivência Sensorial relacionada ao uso dos sentidos remanescentes: tato, olfato e audição.

A previsão é de que pelo menos 50 pessoas participem da experiência, que ocorrerá entre 10h e 12h. O evento servirá para conscientizar sobre as doenças degenerativas da retina. Genética, genotipagem e testes clínicos serão os temas abordados com mais ênfase.

Calcula-se que cerca de 30 milhões de pessoas no mundo têm degeneração macular relacionada à idade, a chamada DMRI. Os números representam o dobro das pessoas acometidas por Alzheimer.  No Brasil, estima-se que pelo menos três milhões de pessoas tenham alguma forma dessa doença. As informações constam no site da Associação Retina Brasil.

 

Open chat
Precisa de ajuda?