Seguindo as orientações do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DECAU) da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, visando o combate à pandemia do coronavírus, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) suspenderá seus atendimentos por 15 dias a partir desta quarta-feira (18/03). Por ser uma unidade de referência em reabilitação visual no estado, no entanto, haverá um sistema de plantão, de 10h às 15h, para acolhimento de demandas pontuais e orientação. A instituição ainda fará um monitoramento telefônico dos pacientes. 

A oficina de prótese ocular também paralisará suas atividades e os atendimentos serão reagendados. O mesmo se dará com todos os programas da Afac. A presidente da associação, Kátia Castro Correa Pires, alerta que o prazo de 15 dias, dependendo da orientação das autoridades estadual e municipal, poderá ser estendido. “Como tem sido dito, o esforço neste momento deve ser conjunto, e como temos pacientes com múltiplas deficiências, seria um risco manter nossos serviços”, avalia.

O encaminhamento de pacientes de outros municípios, que geralmente se deslocam em transportes coletivos, é outra demanda que foi suspensa. A associação hoje presta serviço a cerca de mil pacientes por mês. Como Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), habilitado pelo Ministério da Saúde em 2014, realiza atendimentos tanto para o deficiente visual quanto para o intelectual. Maiores informações ligar para (21) 2717-2822 ou (21) 99821-8622. A Afac fica na Rua Padre Leandro, 18, no bairro do Fonseca.

 

Open chat
Precisa de ajuda?